sonhos, delirios, palpites, ensaios, visões, opiniões...

domingo, 1 de setembro de 2013

I Have a Dream – Martin Luther King Jr

É perdi a data desse texto, mas tá valendo.

Acabei de ler uma matéria que fala de Martin Luther King Jr, dizendo que dia 28 de agosto fazem 50 anos o discurso histórico de Martin Luther King (só estou excluindo o Jr porque colocar esse o saco e ninguém sabe que existe), como eu já disse foi um discurso histórico e marcou o mundo.
Muito do que ele disse naquele momento foi alcançado, muito apesar de ainda não ter sido estamos no caminho. Assim apesar dos pesares sua mensagem foi passada, mesmo devido a seres como o deputado Jair Bolsonaro ela está funcionando.
Então eu vou usar esse texto para falar de um sonho, não de um sonho, uma opinião.
Um dos maiores desejos de boa parte da população é que as vitórias, assim as recompensas, sejam compartilhadas.
Ou seja o povo deseja o comunismo. Mas algo que sempre é dito é que pelo comunismo que a riqueza deve ser, ou será, dividida.
Entretanto o que nunca é dito é como essa riqueza será gerada. Logo veremos a riqueza diminuir, e chegar a zero, e zero dividido por qualquer número é zero, ou seja nada.
Agora sigam um simples raciocínio. A riqueza é uma recompensa, logo é uma premiação. Premiação que não é dada, mas é conquistada. Conquistada pelo esforço, que será usada ou para superar um desafio, em muitos casos melhorar algo ou inovar.
Ou seja para a mesma ter ser conquistada tem que haver algum esforço, se tudo for automaticamente divida para todos.
Todos os que se esforçaram, ou não.
Se todos receberem a recompensa pelo esforço, mesmo os que não se esforçaram, a tendência é que todos deixem de se esforçar apenas para aproveitar o que for recebido, assim se passa a produzir cada vez menos. Logo se recebe menos, mas com menos esforço. Pois se o esforço for feito o seu benefício não será tão grande.
De certa forma esse é o clássico discurso contra o comunismo, e provavelmente ele já foi visto de forma diferente, mas com a mesma mensagem, em outros lugares.
Bom eu já disse mais de uma vez que sou contra o comunismo do jeito que ele é pregado, na minha opinião um bom jeito de igualar e permitir a competição é investir na base.
E para deixar mais claro, novamente eu repito devemos investir em EDUCAÇÃO!
Assim permitindo que todos tenham uma base semelhante, não seria necessário dividir de forma igual as recompensas. Uma vez que para obter a recompensa você deve se esforçar, uma vez que todos possuem uma base semelhante o que pode diferenciar é o esforço.
E o que eu chamo de base?
Caso você já tenha lido um texto meu fica óbvio, base é a educação do pré até o final do 2° grau, ou final colegial. Se sua base alcançou o objetivo que deveria ser proposto você já teria conhecimento matemático suficiente para não ser facilmente engando, conseguiria ler e compreender uma texto. Além de conhecimentos básicos de história, geografia, ciências em geral. Deseja se especializar em alguma área faça uma faculdade, deseja apenas sobreviver sem ter que se preocupar muito com detalhes pare no segundo grau.
É claro que isso sem encaixa no mundo perfeito, onde as pessoas não se preocupam com que os outros acham.

Para terminar sem fugir muito do título/tema do texto: Eu também tenho um sonho, um sonho onde todos tenham bases semelhantes e possam competir se quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário