sonhos, delirios, palpites, ensaios, visões, opiniões...

sábado, 14 de setembro de 2013

… and Justice for All – Metallica

Lei e justiça, são a mesma coisa?
Ambas tem o mesmo objetivo?
Ambas são usadas corretamente?
Sobre essa última pergunta já deixo bem claro, depende do ponto de vista. Nesse caso o certo e o errado não é tão claro como a diferença do preto para o branco, tudo depende de algo chamado interpretação. Logo nesse caso se pode escolher uma decisão.
Quanto as duas primeiras já afirmo, muitos interpretam como se fossem, mas elas não são a mesma coisa e com certeza não possuem o mesmo objetivo.
Mas que fique bem claro que não estou dizendo que uma é errada e a outra não, elas são apenas diferentes.
Justiça é algo mais abstrato, em função da situação em que ela é aplicada e interpretada ela pode estar mais perto do certo ou do errado.
Lei é algo mais concreto, são regras, são normas que devem ser seguidas e caso não sejam quase com certeza é considerado errado. Sendo que esta também pode ser interpretada.
Agora por que comecei a fazer essas divagações em meus delírios?
Por está em evidência agora o que deixa claro a diferença entre a lei e a justiça. É o conhecido Caso do Mensalão que pode se arrastar por mais algum tempo, alguns casos podem prescrever devido ao tempo.
Logo vemos claramente a tentativa, talvez com êxito, das leis serem superiores a justiça.
Eu entendo perfeitamente que ter leis é importante, que qualquer julgamento se feito de forma precipitada corre o risco enorme de se erroneamente avaliado e que todos tem direito a defesa.
Mas está bem claro que o fator financeiro, juntamente com a popularidade, está exercendo um enorme poder para inocentar ou reduzir as penas.

Sinceramente é triste saber que eu um país onde muitos são considerados alfabetizados porque escrevem o nome e leem algumas palavras, ainda são campeões de votos como no caso Tiririca. E ao mesmo tempo temos advogados com formação de prestigio encontrando pelo em ovo, para podem inocentar aqueles que desviaram dinheiro que podia ser voltado para educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário