sonhos, delirios, palpites, ensaios, visões, opiniões...

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Com Grandes Poderes, Grandes Responsabilidades – Stan Lee (fala de Ben Parker)

Sim senhores como um Old School Nerd, eu usei uma frase de quadrinhos como título. Mas não se preocupe eu não vou ficar falando de quadrinhos. Como eu fiz no post anterior.
Fazendo uma última referência a quadrinhos, em 1963 em Amazing Fantasy #15 quando essa frase foi criada, talvez os autores não tinham pensado no efeito que poderia ter.
Afinal foi na década de 60, o mundo era maior do que agora – na verdade a velocidade que informação tinha para percorrer tal distância era menor. E nesse momento que foi dita/escrita a frase título, a qual se aplica muito em como a população deveria ser representada e se comportar.
Então comentemos agora o recente fato ocorrido, que foi inocentar um político preso.
Ou seja ele vai ser preso e ainda vai poder exercer seus poderes políticos. Mantendo além desses poderes as despesas que nós contribuintes pagamos.
E tudo isso aconteceu porque?
Basicamente por causa do popular “deixa que eu deixo” ,ou seja muitos políticos para não perder o “benefícios” aos quais tem direito votaram para inocentar o sujeito (já que futuramente poderiam usar esse argumento para solicitar votos que o inocentasse) ou se abstiveram com o mesmo objetivo.
Isso se dever ao poder que a câmara tem do chamado voto secreto. Ou seja aqueles que deveriam nos representar não assumem a responsabilidade de seus atos.
Isso piora por dois motivos:
Primeiro porque a educação precária impede que seja feita uma boa escolha. Uma escolha mais sensata, que melhor possa ser analisada.
Segundo e mais grave é que o voto é obrigatório, em muitos casos a pessoa é incapaz de analisar qual é a sua escolha. Isso combinada com a já citada educação precária e principalmente com a má distribuição de renda gera um verdadeiro comércio, uma troca de apoio (votos) por benefícios imediatos.
Para piorar muito eleitos recebem votos indiretos, devido a uma matemática maluca que é aplicada durante a contabilização dos votos apurados.
Enquanto isso temos o povo orgulhoso de receber a copa do mundo, feliz por receber o bolsa família, que realiza uma manifestação as faz por causa dos R$ 0,20 de acréscimo na passagem de ônibus, mas festeja quando o governo abaixa o imposto dos veículos. Mas isso é outra história.
Agora só devo dizer que o povo se esforça para conquistar objetivos imediatos, sem grande significado.

Esse é um dos motivos que eu não tenho nenhum orgulho de ser brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário