sonhos, delirios, palpites, ensaios, visões, opiniões...

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

I am the Law – Judge Dredd

O caso do embargos do mensalão chegou ao fim, pior chegou a um novo começo.
Foi decidido que novamente eles serão julgados, inclusive podendo ocorrer reduzir as penas. Antes de começar a expor meus “achismos”, deixo bem claro que os acho culpados, acho que a pena devia ser maior e as multas mais caras.
Agora falando em leis e justiça, como eu disse em um texto anterior são duas coisas diferentes afinal nem sempre a lei é justa. Apesar de nem sempre ela ser justa, a mesma ajuda a colocar as coisas em ordem.
E isso é importante, mas o correto seria ela ser igual para todos, igual e ágil.
Então apesar de eu achar justo se fazer o julgamento dos tais embargos existe um problema que simplesmente acaba com a justiça de tal julgamento.
Chama-se tempo!
O julgamento pode demorar a acontecer a alguns, muitos ou mesmo todos, os crimes podem prescrever. Ou seja muitos culpados, mesmo que condenados não pagarão nada, em outras palavras mesmo errando ficarão livres.
A pior parte é que boa parte do povo, quase todos (pior que eu ouvi gente dizendo que não tinha certeza da culpa deles), sabe que eles são culpados.
Realmente a falta de agilidade para julgar esses crimes, juntamente com a facilidade para encontrar brechas na lei, facilitam o alcance da inocência dos criminosos que podem pagar.
Mas o pior de tudo isso é que a educação é ruim (eu sempre falo isso) e o voto obrigatório. Logo nada impede que eles novamente se elejam ou elejam um próximo.

A justiça tarda, mas não falha. Mas também não faz milagres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário