sonhos, delirios, palpites, ensaios, visões, opiniões...

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Can I Play With Madness – Iron Maiden

O PT privatizou, com outro nome mas privatizou. Aliás eles não vão admitir que tinham a ideologia errada, sempre vão dizer que fizeram outra coisa. Mas a verdade absoluta é que eles privatizaram, ainda privatizaram da maneira errada.
A maior prova disso é que no leilão não houve concorrência, logo além do valor mínimo o estado aumentou sua participação no processo. Em outras palavras se sujeitou mais ao risco.
Mas a infeliz verdade é que o governo não admite a derrota e boa parte da população (que é manipulada) enxerga como se fosse uma vitória.
Primeiro deixo bem claro, eu sou a favor da privatização, de todas. E antes que me xinguem vou expor a minha opinião.
Não existe perfeição, ninguém consegue ser bom em tudo. Logo todos devem admitir e aprender a pedir ajuda, assim não teríamos no governo o qual não compete com ninguém a capacidade de melhor explorar e administrar os seus recursos.
Assim seria de maior competência dele permitir a exploração e participar dos resultados, recebendo royalties.
Um bom exemplo é a telefonia, antes da privatização o telefone era um bem declarado no Imposto de Renda, existiam filas para emissão da concessão e existia até um mercado pirata de linhas. Tínhamos também o telefone celular, que era ainda mais raro que o telefone fixo.
Um pouco depois da privatização me procuraram para que eu adquirisse um telefone. Senhores eu devia ter um pouco mais que 20 anos, cursava a faculdade, já tinha uma filha, morava com meus país, não tinha carro. Logo acredito que eu não estaria dentro do perfil apropriado de consumidor que eles desejavam.
Mas a grande verdade é que eles desejavam a expansão, ampliar a sua massa de clientes. Deixar de ser imediatista para receber resultados futuros. Hoje as operadoras de telefone, todas privadas, são bem lucrativas, campeãs de reclamação, mas campeãs por que??? Porque são muito consumidas, a privatização eliminou a burocracia estatal e liberou o investimento buscando resultados. Resultados financeiros a logo prazo, não resultados em votos imediatos.
Mas muitos irão dizer que o petróleo é nosso, que deixar que terceiros explorem um recurso natural dessa maneira é errado.
Partido agora desse ponto de vista, que cá entre nós eu considero medonho, cito apenas uma empresa a Vale do Rio Doce, agora chamada apenas de Vale. Muitos, principalmente os mais velhos irão se lembrar a Vale do Rio Doce era uma empresa estatal, uma grande empresa estatal. Que explorava/explora recursos naturais, que era bem vista pela população e que acreditavam era bem administrada.
Mas a verdade é que quando ela deixou de ser estatal seu resultado melhorou e passou a contribuir com impostos, sem ter o custo administrativo embutido. Existem alguns indícios que houve fraude em sua privatização, eu não duvido que tenha ocorrido. Mas a pergunta que faço é a Vale estaria na mesma situação financeira que está hoje se ainda fosse do governo?
Seguindo essa mesma linha de pensamento a Petrobras não estaria melhor que não houvesse o interesse/administração do governo.
Se não fosse obrigada a comprar a gasolina cara no exterior e vender barata do Brasil?
Se realmente pudesse estimular o uso de Biocombustível, álcool, sendo que além de mais barato ele é produzido de forma nacional, insumos e mão de obra?
Assim novamente eu digo esse leilão foi um fracasso e a nossa empresa de combustível poderia ser muito melhor. Se a mesma não fosse estatal, pois teria maior liberdade, e menos obrigações políticas.
Antes que alguma alma revoltada comece a me amaldiçoar, deixo bem claro que sou a favor da privatização da exploração de nossos recursos naturais pelo seguinte motivo o Estado não o faz direito, atrapalha o desenvolvimento da exploração e em não raros casos causa prejuízo.
Quando você permite que o setor privado explore os recursos naturais de determinado local, primeiro pois você elimina o trabalho de ter que estudar o local, analisar a melhor forma de extrair o recurso, elimina ou diminuiu o risco do projeto.
E elimina a possibilidade que a mesma seja usada para fins políticos, como o recente preço das gasolina.
O mais importante é que elimina a falsa ilusão de que empresas estatais, publicas, são do povo. Sendo sincero essas empresas são cabides de emprego com procedimentos amarrados na burocracia estatal. Não cabides de emprego para concursados, apesar de eliminar a competição e impossibilitar a demissão, mas para os “conhecidos” políticos que possuem um alto custo e não há garantia de produção.
Assim se o Estado eliminar sua influência na administração da empresa, pode continuar recebendo sua participação financeira durante a exploração de seus recursos, permitindo que a empresa seja ágil e explore melhor os seus recursos.
E permitindo que o Estado tome vergonha na cara e invista na sua população. Investido em educação básica e saúde.

Sendo que uma das consequências de se investir mais em educação básica e reduzir a necessidade de investimento em saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário