sonhos, delirios, palpites, ensaios, visões, opiniões...

sábado, 27 de abril de 2013

Man!!! My name is Iron Man


Sim título besta e não tem nada haver com o assunto do texto, mas fazer o que me deu vontade de escrever essa bobagem...
Assisti Homem de Ferro 3, agora se você não pelo menos um neo nerd pode ser que você não entenda parte do texto que vem a seguir, e até me xingue internamente. Só esclarecendo neo nerd é como eu (inventei agora) vou chamar essas “criaturas” que descobriram o mundo das bobagens nerd na era da internet.
Dando mais detalhes eu sou um Old School Nerd. Criaturas que desenvolveram seus hábitos e habilidades nerd da década de 80 (ou finalzinho de 70) até o fim da década de 90. Quando o que tínhamos basicamente era a TV aberta e a editora Abril com seus famosos formatinhos. Antes da Old School Nerd temos os Nerd Ancestrais (mais uma bobagem que inventei agora) aqueles que viveram em uma era antes da minha, aqueles que viram o primeiro filme do Super Homem no cinema, aquele de Christopher Reeve, que leram quadrinhos da Ebal, ou outros.
Ainda fugindo do assunto do texto, e finalizando minha descrição e explicação, antes que você comece a rir da minha cara com base nessa minha visão do mundo. Podemos dividir as “raízes” nerd em doís aspectos.
A primeira a ser descrita vamos chamar de comportamental, que significa que você gosta de filmes, livros, revistas, jogos e até brinquedos nerd. Mas você encara tudo isso como uma passatempo, não deixa que esse passatempo dirija a sua vida, não tenta impor seu gosto e suas opiniões sobre esse assunto para os outros.
A seguinte chamaremos de celular. Celular de célula (biologia) não do telefone. O celular digamos que é um pouco mais grave (na minha opinião), pois é algo sobre o qual não se tem controle, não se quer ter controle. Então não existe o desejo de mudar, nem a capacidade de aceitar uma opinião diferente da sua.
Assim as “raízes” não são diretamente ligados aos “tipos” que eu descrevi no começo do texto. Então pode existir um Nerd Ancestral que seja comportamental e um Neo Nerd que seja celular.
Sim acabei minha descrição, explicação, social dessa “raça”, portanto voltarei ao assunto principal do texto.
Homem de Ferro 3. Assisti e gostei, particularmente achei o melhor dos 3, entretanto apesar de eu ter achado um bom filme, não achei uma boa adaptação. Principalmente por causa de Robert Downey Jr, que fique bem claro que eu não o acho um mal ator. Por causa dele não aconteceu que normalmente acontece nas adaptações, que é o ator de adaptar ao personagem, mas aconteceu o contrário que foi o personagem se adaptar ao ator.
Nos quadrinhos temos um Tony Stark bem mais sério, mais racional que demonstra mais isso. No filme temos o Robert Stark (não o nome não foi alterado no filme, essa foi mais uma das minhas liberdades sem sentido que usei) mais brincalhão (bem mais), mais a cara de Downey Jr.
Isso explica e justifica por que eu achei Homem de Ferro 3 um bom filme mas não uma boa adaptação. Falando de adaptações na minha opinião a melhor adaptada até agora foi Watchmen, pois em sua adaptações basicamente só foi alterada a linguagem, existem cenas do filme que estão idênticas em quadrinhos.

Mas apesar de ser uma das maiores representantes que houve na “revolução” dos quadrinhos. Mas esse evento foi em 85/86 (não vou pesquisar pra acertar em cheio). Logo muito do que foi usado, imagens, expressões linguísticas, descrição de personagens e eventos, mais de vinte anos depois não causam o mesmo efeito. Assim apesar de ser a melhor adaptação de uma obra revolucionária, não foi alcançado o mesmo sucesso.
Sucesso que espero e acredito que Homem de Ferro 3 alcançará, pois apesar de não ser uma excelente adaptação é um filme muito divertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário