sonhos, delirios, palpites, ensaios, visões, opiniões...

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Some Kind of a Stranger – Sisters of Mercy

O que é a felicidade?
Ser feliz é estar satisfeito?
Então o que é satisfação?
Para alcançar a satisfação muitos buscam o caminho rápido e fácil. Mas nunca se considera que o que é exigido nesse caminho é um sacrifício no qual a recompensa não é equivalente e é anulada.
Respondendo as perguntas seguindo minha doentia linha de raciocínio, a felicidade deve ser perseguida mas não alcançada. A satisfação é composta por pequenas vitórias.
Sendo filosófico a felicidade não deve ser alcançada, mas deve sempre ser perseguida.
Mas por que esse modo doentio de pensar?
Porque se a felicidade for toda alcançada e você ficar satisfeito, você vai parar, ficar preguiçoso e se isso acontecer tudo que foi conquistado será perdido.
Bom senhores vou parar esse assunto por aqui pois se eu o desenvolver, ele novamente vai cair em política e economia e não é essa a razão do texto.
Então porque eu fiquei explicando o que é felicidade e para onde ela pode levar?
Agora filosofando um pouco sobre a humanidade, faz parte do ser humano ser insatisfeito (como eu disse antes isso não é um defeito), mas o problema é quando isso leva ao caminho fácil.
Isso nos leva a Phillip Seymor Hoffman. Primeiro por favor não achei o que segue é colocado porque eu não sou fã dele, é apenas uma análise sobre a humanidade e seu comportamento. (com texto elaborado sem o uso de álcool)
Como eu disse eu não sou fã dele, mas reconheço que ele fez papéis importantes, ganhou prêmios e destaque. Assim chegou no topo ou bem perto dele em sua profissão.
E como o sucesso em sua profissão resulta em sucesso, reconhecimento que resulta em aumento de salário... e vamos ser sinceros ele não é a pessoa mais rica do mundo ou o ator mais rico do cinema, mas ele não está nem perto de ser pobre.
E mesmo assim ele busca a felicidade, a satisfação a pura e simples realização. Sem ser moralista agora, a realização através do uso de drogas. Realização momentânea, imediata e viciante.
Ele não foi o único artista a cometer tal erro, existem músicos como Jimi Hendrix, outros atores como Marilyn Monroe, e muitas outras celebridades: empresários, políticos, escritores e etc.
Assim como ele todas essas pessoas ocupavam posições na sociedade as quais são o desejo de muitos, quem sabe todos.
Esse resultado deixa bem claro que satisfação e felicidade são coisa ligadas, mas não são as mesmas. Inclusive uma pode ser resultado do sacrifício da outra. Mas a necessidade e o desejo de alcançar os dois, combinado com a falta de paciência e o imediatismo, resulta em desespero. E a lembrando que a posição que é ocupada é um desejo universal... ou quase.
Então posso dizer que o que leva a essas atitudes é insatisfação, o desejo de sempre ter uma conquista maior e dessa conquista ser fácil de alcançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário