sonhos, delirios, palpites, ensaios, visões, opiniões...

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Ideologia – Cazuza

Essa não vai ser a primeira vez que eu falo isso, e provavelmente não será a última. Mas mesmo assim eu vou explicar o meu ponto de vista, deixando bem claro você pode concordar ou não, achar que eu estou errado, que eu não entendo do que estou falando, tudo bem se não concordar o mundo é livre.
Vou novamente citar o maior culpado dos nossos problemas é... a mentalidade do povo!
Primeiro deixando bem claro que quando eu digo povo não me refiro apenas a classe mais humilde, pobre ou popular dos nossos habitantes, eu me refiro a todos, eu inclusive!!!
A coisa mais normal que existe, mas é negada é o egoismo, todos são também ambiciosos. Mas ambiciosos e preguiçosos, logo querem muito com pouco esforço.
O resultado é esse um país que dá saltos de crescimento, saltos seguidos de tombos. Um país onde o sucesso não é bem visto, onde a divisão das recompensas é sempre exigida mas o esforço usado para alcançá-la não é divulgado de forma suficiente.
Por isso é comum a maioria achar que tudo é mal dividido, que ter sucesso é ruim e principalmente porque o esforço já é feito, ou que o produto desse esforço não é suficiente. Apesar desse pensamento ser comum. A infeliz verdade é que não fez esforço é suficiente, mas sempre é desejado uma grande premiação.
Um dos mais evidentes, mas menos percebidas, é o imediatismo. Assim os resultados são desejados para acontecimentos imediatos (desculpe a redundância), e quando esses resultados não se mostra como são desejados eles não são aceitos.
Isso gera resultados, cria heróis, marca momentos, entretanto infelizmente isso tudo que é gerado leva a uma certa estagnação. Como se fosse uma criança chorando alto, recebendo uma chupeta e calando a boca.
Agora voltamos um pouco no tempo, até o começo das agora famosas manifestações. Eu lembro que no seu começo eu pensei é muito barulho por nada, depois de algumas mudei de opinião parecia que tinha objetivos realmente importantes. Quando as manifestações (pelo menos em Rio e em SP) conseguiram seus objetivos inicias elas pararam. Objetivos que eram sobre o aumento da passagem de ônibus.
Então novamente eu voltei aos meus pensamentos originais, realmente era muito barulho por nada. Elas voltaram a acontecer, mas sem a mesma força. Se mostrando apenas como um meio de se justificar a baderna. Inclusive nesse meio tempo o PT tentou organizar uma a seu favor através dos sindicatos de onde surgiu.
Agora que foi morto um cinegrafista, que filmava para a Bandeirantes, toda a atenção para o evento se colocou de outra forma. Se descobriu que o evento era financiado (foi negado pelos financiadores como era de se esperar), que muitos dos manifestantes envolvidos não o faziam por ideologia, e os motivos que os levava a serem estimulados era a sede de poder.
Então chegamos ao ponto inicial, ambição. Agora essa ambição somada a educação ruim, quando não for inexistente. Isso impede que se realmente tenha conhecimento do poder que tem.
O poder de escolher, o poder de decidir. Mas como eles não tem o conhecimento desse poder, e o acabam vendendo barato, por benefícios imediatos.

Mas como o povo desse país, quase todo o povo, não consegue pensar a longo prazo, só sabe se deliciar com benefícios imediatos. Teremos mais protestos financiados, mais corruptos pagando suas multas por “doações” (isso quando condenados) e mais poder sendo dado em troca de lanches e passagens de ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário