sonhos, delirios, palpites, ensaios, visões, opiniões...

domingo, 8 de dezembro de 2013

Tamanho Não é Documento – frase popular

É povo a vida mudou, coisas que achamos certas mudaram... será que aspectos ligados ao sucesso e a realização também mudaram???
Bom antes que alguém pense que eu vou discutir e expor minha opinião sobre aspectos biofísicos nesse texto, já aviso quer está não é minha intenção no momento, quem sabe surjam motivos pra abordar esse assunto.
Eu pretendo falar sobre realização pessoal e financeira, talvez não de todos mas com certeza da minha. O que entrará em discussão (a princípio) é tamanho de veículo, carro particular e o tamanho de moradia.
A primeira pergunta que eu faço é: O que é mais importante mostrar sua realização financeira ou conquistar o seu conforto?
Já deixo bem claro que para mim o conforto vem em primeiro lugar, e sim eu sei que o conforto tem um custo, e em muitos casos quanto mais caro mais confortável.
Mas então podemos discutir o que separa conforto de preguiça, muitas vezes, na verdade na sua maioria, conseguir conforto é o mesmo que reduzir o esforço.
Sendo que todos, inclusive eu, fazem ou já fizeram algo onde o objetivo era esse. Mas o aspecto primordial que deve ser citado é a importância que é dada, colocando em primeiro lugar a redução do esforço e aceitando um prêmio, mesmo que seja menor, desde que em troca exista a redução desse esforço.
Agora falando de tamanho algo que sempre foi/é considerada realização é poder mostrar, afinal o melhor da conquista é poder mostrar o que foi conquistado. E quanto mais esse objeto puder ser visto melhor.
Agora como a nossa sociedade é carente (apesar de não assumir) e consumista, onde ser é ter, para sair ou evitar uma crise financeira é incentivado o consumo. Assim se estimula a aquisição de veículos. E possuir algo que visualmente significa sucesso, logo quanto maior melhor.
No caso de residências, moradias, casas e apartamentos a lógica é a mesma.
Mas isso é realmente importante?
Isso te traz conforto?
No caso de um veículo o primeiro aspecto que é colocado como razão para a aquisição de um é a necessidade, necessidade do conforto, afinal não existe investimento descente no transporte coletivo.
O aspecto seguinte é mostrar o sucesso.
Sim todos, ou quase todos querem mostrar seu sucesso. E a forma maís fácil de exibir o sucesso é mostrar que foi alcançado algo que é o desejo de todos, ou de muitos.
Assim mesmo não precisando, mesmo não sendo cômodo, mostrar que é proprietário de algo que é o desejo comum, em outras palavras mostrando sucesso.

E infelizmente o desejo comum pode ser simbolizado em quantidade (tamanho) e não em qualidade (conforto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário