sonhos, delirios, palpites, ensaios, visões, opiniões...

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Cultivar novas ideias não é tão difícil. Difícil é livrar-se das velhas - John Maynard Keynes

Bem mais uma vez eu vou criticar o Brasil, mais especificamente do brasileiro. Antes que alguém resmungue que eu fico julgando os outros.
Primeiro eu não estou julgando ninguém, esta é apenas a minha opinião.
Segundo eu não sou perfeito, muito dos erros dos meus comentários eu também faço.
Bom já se pode perceber que o assunto que eu vou comentar, para variar, é um pouco pesado, vai ofender muita gente e muitos vão achar que o errado sou eu e que estou indo contra a sociedade, contra o mundo.
Acabei com as minhas justificativas para pegar pesado, mas futuramente eu posso repetir ou apresentar outras.
É muito comum as pessoas acreditarem que merecem, acreditam também que tem valor, no geral é normal as pessoas acreditam que merecem ser premiadas, acreditam que conseguem transformar o lazer algo rentável.
Mas a verdade é que a busca pelo lazer, como objetivo e não como consequência, prejudica, e muito, a economia. Não só a economia, mas a sociedade o desenvolvimento dela.
Sendo colocando de um jeito que é pouco, ou nunca comentado. A verdade é que a sociedade exige recompensa, mas pouco ou não se esforça para receber.
Além da estagnação qual o resultado desse comportamento?
Como a população acredita que merece a recompensa, a mesma se torna uma moeda de troca. Assim é trocada a recompensa por popularidade. E como o voto é obrigatório popularidade é igual a poder político.
Como exemplo temos o aumento do salário mínimo e das aposentadorias em momentos próximos da eleição, e a recente (nem tão recente) criação do Bolsa Família. Assim fica bem claro que os governos tem conquistado popularidade enquanto o povo é estimulado a permanecer seus dependentes.
Estimulado pois governo nenhum investe em educação, educação básica não pagar faculdades, assim não possibilitando a independência do povo a mesma é adestrada.
Isso estimula o desejo popular que é recompensa sem esforço. O que não é percebido é que esse desejo não gera resultado de longo prazo já que é muito frágil, e pode ser alterado facilmente por muitos elementos. Certos elementos que podem estar sobre controle e com certeza existem elementos que com certeza não estão.

Mas que fique bem claro que controlar não é o caminho mais fácil, logo nem sempre é popular. Então em nome da popularidade são estimuladas ações de resultado (benefício) imediato.
Então podemos um dos benefícios colhidos é o “adestramento” da população, a qual procura não se desenvolver e então competir por melhores resultados.
Tornando assim impacientes e temporariamente insatisfeitos, logo imediatistas. Esse imediatismo desestimula o planejamento. Sem planejamento os benefícios só são percebidos quando o resultado é imediato. Tornando o povo um refém voluntário do governo.
A triste verdade é que poucos tem conhecimento, visão, da realidade e organização do país. Assim os manifestos e mobilizações que são realizados são feitos buscando apenas um benefício imediato.

Assim logo o povo se dá por satisfeito e cruza os braços, sem perceber, e nem mesmo saber o poder que tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário