sonhos, delirios, palpites, ensaios, visões, opiniões...

domingo, 8 de junho de 2014

Pain is so Close to Pleasure - Queen

Antes de começar o meu discurso já deixo bem claro: EU NÃO GOSTO DE FUTEBOL!!!


Mas quero deixar bem claro que eu não odeio o esporte, sou indiferente em relação ao mesmo.
O que realmente incomoda é o fanatismo. A favor ou contra o esporte.
Apesar de não gostar eu sei que futebol é o esporte mais popular do mundo. Entre os países desenvolvidos/civilizados o único que demostra não se importar com futebol é os EUA.
Falando da Copa eu dou pouca, na verdade nenhuma, importância para o esporte envolvido. Mas sendo sincero existe apenas mais um evento esportivo com tamanho envolvimento mundial e destaque na mídia, além da Copa é as Olimpíadas.
Mas as Olimpíadas é composta por muitos esportes, e muitos que recebem destaque. Então mesmo não ligando para o esporte sei que ele é o mais importante para o mundo, logo um campeonato mundial como a Copa tem o privilégio de colocar este esporte em evidência.
Porém a importância que é dada a esse evento por aqui é errada, muito errada.
O evento é visto somente como uma competição esportiva, onde o sucesso é alcançado conquistando a medalha ou troféu. Mas se ignora por completo o resultado turístico, financeiro e de exposição que o evento resulta.
Esses resultados são consequência de aspectos que não fazem parte do modo de operar comum na sociedade.
Os aspectos são esforço e planejamento. Sem contar que o melhor resultado que a Copa vai gerar não é sentido de imediato.
Mas isso é ignorado, pois apenas é considerada a diversão que pode gerar resultados imediatos.
Entretanto o imediatismo que é praticado não gera esses resultados imediatos, em muitos casos até gera problemas. Os quais geram reclamações e necessidades. Necessidades que geram atos populistas de resultados imediatos. Que geram mais problemas e entramos no circulo vicioso.
O pior é que eventos como esse deveria gerar bons resultados a longo prazo, assim depois da copa deveriam ser aproveitados todo destaque e visibilidade que foi dado ao país.
Mas a população do Brasil não é madura o suficiente, apesar de achar que é, e eventos como esse são realizados apenas pensando no seu benefício, pensando que esse é imediato e se realiza sem esforço.
Quando é percebido que o Brasil é um país caro e ineficiente, são realizados os protestos. Porém não consideram que a principal causa dos problemas é o imediatismo e a preguiça.
Infelizmente o país não vê a copa como uma oportunidade de progressão, para o brasileiro é apenas um momento de diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário