sonhos, delirios, palpites, ensaios, visões, opiniões...

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Walk Away – Sisters of Mercy

Transito, locomoção, isso realmente se torna um problema. Um problema que poderia ser resolvido, mas para este ser resolvido é necessário algo chamado colaboração.
Porém algo que é muito comum é o egoísmo é muito mais comum, e nesse caso o egoísmo leva a valorização de algo que prejudica a coletividade.
Mas é importante falar que suas manifestações sempre é dito sobre a precariedade dos serviços públicos, de seu custo e da remuneração inadequada.
Porém o desejo que muitos possuem é conseguir a satisfação pessoal, logo como já foi dito o egoismo predomina e acaba prejudicando não apenas os envolvidos, mas todos.
Enquanto determinados grupos questionam o valor das passagens (de ônibus metrô) outros questionam o salário de seus funcionários. Deste modo todos desejam benefícios, mas não desejam trabalhar por eles. Acreditam que é um direito, uma obrigação.
Agora segue um pouco dos meus devaneios em meus delírios críticos.
Primeiro falarei um pouco sobre economia, eu não sou um economista, mas sei o básico e o pecado está ocorrendo justamente no básico.
Quanto maior a procura e menor a oferta maior o custo.
Mas onde isso se encaixa em nosso cenário atual?
Bom o transporte publico é uma necessidade logo ele deveria ter uma grande procura, e tem, mas ele minimizado pelo seu usuário que na primeira oportunidade o deixa de usá-lo. Sendo que as cidades cresceram de tal modo que o transporte motorizado individual cresceu, prejudicando o transporte coletivo.
Fazendo uma observação o estimulo ao transporte individual é visto como uma conquista, conseguir adquirir seu caso é a realização de um desejo. Logo estimular o seu consumo aumenta a circulação monetária e melhora a visão com o governo. (seja qual governo for)
Então se o transporte publico, sim ônibus e metrô, fossem realmente utilizados teríamos muitos benefícios.
Eles poderiam ser mais baratos e melhores, já que devido ao número de usuários o investimento teria um bom retorno, também como o espaço usado no trânsito melhor. Já que em um ônibus temos mais de 20 passageiros (em um não cheio), agora em um veículo individual normalmente temos 1 passageiro. Porém em um ônibus temos seus 35 metros quadrados com 20 passageiros, logo menos de 2 m² por passageiro, e um carro usual tem 7,5 metros quadrados para 1 passageiro.
Então além do maior espaço ocupado temos o maior desgaste do asfalto das ruas, logo maior custo. Maior custo de bens públicos gera maiores impostos os quais geram produtos mais caros, que resulta em inflação e desvalorização do salário. Salários menores mais greves...
Sempre é desejada a solução imediata, sem pensar nas consequências.

E eu criticando a sociedade para variar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário