sonhos, delirios, palpites, ensaios, visões, opiniões...

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Easy – Faith no More

Não é a primeira vez que eu falo e acredito que não será a última. O maior problema do Brasil é o brasileiro.
Mas a verdade é que o brasileiro não é culpado desse comportamento, a população foi criada e é estimulada a esse comportamento. Sem querer ser chato ou repetitivo, novamente vou comentar o nosso passado.
Diferente dos países do Norte e da Austrália, a colonização quando aconteceu aqui e em toda América Latina foi realizada apenas com o objetivo de explorar. Dentre os principais motivos para que fosse uma colonização exploratória estava o clima.
O clima aqui era muito mais agradável que nos países que desenvolveram a exploração, esse clima propiciou que a parte rural junto com a vegetal fosse muito superior ao dos países que nos colonizaram.
Assim podemos dizer que o que nos prejudicou foi a facilidade. E isso se repetiu, se repete.
Pulemos no tempo a paramos a quase um século atrás. Vamos falar da segunda guerra mundial, aquela das bombas de Hiroshima e Nagasaki. Por mais que digam na minha opinião duas nações foram as duas vencedoras da guerra.
Primeiro os EUA que mesmo que você não o suporte, depois da guerra eles dominaram o mundo, fez com que o mundo os aceitasse/engolisse o seu modo de vida. Forçar pode ser errado, mas eles conquistaram a possibilidade de tentar.
Quanto ao Japão, país o qual até não muito tempo atrás era a segunda maior economia do mundo, é um dos países com maior longevidade e também um dos que melhor sabe usar a tecnologia que desenvolvem.
Em compensação ele é uma ilha nada tropical que neva, onde é comum acidente naturais como terremotos, tsunamis, não existe a possibilidade de pecuária. Assim todo o modo comum de alimentação foi baseado em elementos vindos do mar e vegetais. Influenciando o desenvolvimento biológicos de seus habitantes, e futuramente em seus hábitos.
Sem prolongar muito a história algo que fica bem claro é que o resultado da solução de um problema fácil nem sempre é bom.
Em outras palavras a facilidade leva a acomodação que é quase o mesmo que preguiça.
Isso leva a atitude tomada pelo torcedores japoneses que foi até noticiada, por ser algo muito fora do normal por aqui: Torcedores do Japão dão show de educação e limpam estádio após jogo

Isso mostra que não basta apenas aumentando o consumo que vai evoluir o país, é preciso investir em educação.

O brasileiro precisa aprender a identificar o verdadeiro culpado dos seus problemas e precisa aprender a resolver os mesmos. E ainda deixar de ser imediatista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário