sonhos, delirios, palpites, ensaios, visões, opiniões...

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Ideologia parte 3 – Cazuza

Continuando com o geral da minha visão do mundo, vou falar de algo que pode gerar briga, ou pessoas com raiva de mim.
Vou falar de religião, antes de começar meu discurso quero deixar bem claro que não tenho objetivo de ofender ninguém e nenhuma crença. Afinal o nosso maior bem é a liberdade, logo todos tem o direito de acreditar no que quiser.
Mas falando de mim de minhas crenças e minhas opiniões. Primeiro vou contando a minha história, eu venho de uma família católica, fui batizado e fiz primeira comunhão. Mas eu não sou católico, posso dizer que sou um misto de agnóstico com ateu.
Eu comi(?) a hóstia uma vez na primeira comunhão depois nunca mais, nem senti vontade. Putz até hóstia eu procurei na internet como escreve. A minha primeira comunhão foi algo interessante para contar agora.
As aulas eram nos domingos após a missa. Mas eu nunca ia pra missa, eu ficava em casa dormindo e ia pra igreja no finalzinho da missa pra comprar bolo. (sim eu era e sou uma pessoa muito podre)
Outra coisa que vale destacar é que discutia com o meu professor, eu em uma aula de catolicismo e discutia ciência com ele. Sim eu era muito besta, eu tinha só 11 (ou 10 quase 11) anos.
Voltando ao fato de ser agnóstico/ateu, posso dizer que não odeio nenhuma religião... mas também não acredito em nenhuma. Na minha sincera opinião você tem o direito de acreditar em que quiser, contribuir da forma que quiser no que quiser. Mas sempre lembrando o direito não é só seu, logo respeite a liberdade dos outros.
Agora falando sobre o que eu acho, posso dizer que a religião é muito similar a política, melhor podem ser usados de forma similar. De certo modo ambos são meios de se controlar as pessoas e conseguir status. E ambos podem ser usados para acumular dinheiro.
Sem citar, julgar, nenhuma religião do presente voltemos no tempo. A religião católica ia junto as colonizações... com o objetivo de as ensinar aos índios, ou proteger as embarcações.
Mas algo que pouco é lembrado que as igrejas eram feitas partes de ouro, acho que ainda continuam com partes. Logo acho errado dizer que existe diferença entre as práticas de muitas igrejas de hoje e as que foram praticadas pelas igreja católica no passado.
Assim como concordo com a liberdade que quem quiser acreditar no que quer, acho completamente errado o jeito que as religiões são impostas. Elas no geral se aproveitam em momentos de fragilidade da pessoa, ou de formação da mesma.
O jeito que no geral elas são pregadas, como elas interpretam a realidade, como elas se colocam sendo o único caminho da felicidade/salvação, é errado e demonstra o claro objetivo de formar mentes dentro de sua convicção.
Sem fornecer informação para a liberdade de escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário