Antes
tarde do que nunca, demorou um pouco mas eu vou falar das
“manifestações” que ocorreram por causa do aumento da passagem
de ônibus, acho que foi que além da cidade de São Paulo ocorreu em
outras também.
Na minha
sincera, revolucionária e meio que doentia mentalidade, esse tipo de
manifesto tem muito mais marketing que ideologia... bom a seguir vou
expor a “justificativa” da minha opinião.
Eu já
disse isso antes e vou repetir, vivemos em uma sociedade onde SER é
TER, e não somos uma sociedade somos um grupo de egoístas, assim
não festejamos vitórias em grupo desejamos sucesso individual.
Mostramos
esses sucessos através de posses materiais, assim temos o que não
precisamos. Assim é claramente visível que a ambição (vontade de
ter, de aparecer, não achei palavra) é muito maior que a
necessidade.
Sempre
comigo incluso nessas minhas análises e julgamentos do mundo e da
sociedade.
Continuando
a minha observação essa ambição em muitos casos acaba
prejudicando a sociedade, o grupo próximo em muitos casos até o
familiares.
Um dos
casos em que isso acontece é no trânsito. Mas no geral as pessoas
não percebem, já que a culpa não é individual, e esse é o tipo
de responsabilidade que ninguém quer assumir.
Agora
paremos para pensar,quanto maior o número de veículos na ruas,
maior o trânsito. Quanto maior o trânsito maior o tempo utilizado,
gasto. Quanto maior o tempo utilizado no trânsito menor o tempo para
lazer. Quanto menor o tempo para lazer menor o conforto.
Mas espere
um pouco!!! Não utilizamos o carro para aumentar nosso conforto???
Pronto
somos egoístas canibais!!!
Certo e
onde entra o preço do transporte publico nisso??? Teoricamente ele
deveria ser mais barato para estimular eu uso.
Raciocínio
correto, o governo precisa estimular o sucesso e distribuir os
CUSTOS. Logo temos em muitos casos estimulo (redução de impostos)
para a aquisição de carros e aumentos para os transportes públicos.
É claro
que estimular a aquisição de carros estimula as fabricas, os
fornecedores de materiais, o transporte de cargas e empregos para
toda essa cadeia. Mas algo que deve ser deixado bem claro é que esse
é o jeito fácil de estimular a economia e que isso não funciona
sempre.
Falando
ainda de custos. Uma das teorias básicas de economia é quanto maior
a demanda menor o custo. Pois quanto maior a demanda mais produtos
são adquiridos, serviços são usados, logo maior é a base para
divisão dos custos. Já que os custos de um produto/serviço não
cresce na mesma proporção de sua base.
Na boa
quem ler esse pedaço vai achar que eu sou um estudioso de economia,
bobagem isso é dito no primeiro ano da faculdade de administração.
Faculdade onde 50% não sabe o que vai fazer da vida, 40% acha que
sabe e o restante 10% vou dizer que sabe para não a todos.
Aliás eu fiz administração e fiz (ou faço) parte dos primeiros
50%.
Nossa eu
tanto mudo de assunto no decorrer do texto (tipo agora) que eu tenho
que ler e reler, para ver onde eu parei e o que eu já disse.
Seguindo o
meu raciocínio se aumentarmos a utilização de transportes
coletivos reduziremos o custos, correto? Quase, pois os indivíduos
que formam a sociedade são egoístas.
Bom lá
vou eu novamente explicar o meu julgamento divino. Aliás divino foi
só jeito de falar pois sinceramente eu cago e ando pra religião.
Egoísmo é
algo natural, no reino animal (deixando bem claro que o ser humanos é
um animal, racional mas animal) ser egoísta é algo natural, entre
eles existem disputas, o mais forte é o líder da
equipe/manada/ninhada wathever.
Novamente
terminando minhas filosofias. Como eu disse a sociedade é formada
por indivíduos egoístas. Logo esses indivíduos querem o prazer
imediato, acreditam que qualquer coisa que não seja de imediato não
vale a pena. Não são todos que pensam somente em recompensa
imediata, que fique bem claro que a nossa capacidade de planejar e
saber identificar se estamos no caminho para recompensa, ou não
estamos no mesmo, é o que nos diferencia do animais irracionais.
E o
investimento em transportes coletivos não irá resultar em um
benefício imediato, não que seja perceptível. Ainda teremos que
eliminar algo que sempre fazemos questão de mostrar que é nosso
sucesso individual.
Isso sem
contar que como o retorno não é tão alto o investimento também
não é tão grande, uma vez que as pessoas usam por necessidade logo
acabam usando.
Então
para que ocorra primeiro seria necessário um investimento e estimulo
do governo, principalmente com o objetivo de melhorar o transporte,
fazendo assim que a demanda aumente e consequentemente o lucro.
Aumentando o investimento, diminuindo o trânsito e tudo terminando
em um lindo arco iris. (bom é quase isso)
Certo, mas
então por que eu falei no começo do texto que as manifestações
tem muito mais marketing que ideologia?
Por que as
manifestações foram feitas com o objetivo de chamar atenção da
sociedade para o governo única objetivo de mostrar que o preço do
transporte estava demasiadamente elevado, sem oferecer uma solução.
Deixando bem claro que na maioria dos casos a única necessidade do
uso do transporte coletivo era a incapacidade do indivíduo de
adquirir o veículo individual.
Em outras
palavras o governo investe pouco (ou quase nada) em transporte
publico, estimulando aquisição de transporte individual e o
cidadão de forma geral não direciona seu esforço (quando
existente) para o transporte coletivo, diminuindo ou eliminando o
potencial lucro desse serviço.
Apenas
finalizando como eu disse anteriormente. Lucrar é essencial,
estimular investimentos, resulta em melhorias. Logo para melhorar o
transporte publico devemos conseguir extrair lucro do mesmo.
Como???
Aumentando a demanda, logo o uso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário