sonhos, delirios, palpites, ensaios, visões, opiniões...

segunda-feira, 20 de maio de 2013

First and Last Always – Sisters of Mercy


Bom lá vou eu reclamar da sociedade mais uma vez, sabe na verdade eu me divirto vendo defeito e criticando, e ser (ou pelo menos parecer) o dono a razão as vezes faz bem.
Deixando de enrolar vamos direto ao assunto. As pessoas são egoístas, mas no geral vou falar dos brasileiros. Pois eu não tenho conhecimento sobre os outros países e os brasileiros reclamam muito, apesar de recebem muitos benefícios, aka: recompensas sem esforço.
Essas recompensas sem esforço criam ídolos e geram hábitos e costumes. Sem novamente tecer cometários sobre essa ou aquela celebridade, mas falando das pessoas em geral.
Com eu disse no começo as pessoas são egoístas, todas elas eu incluso.
Sim nem todas são iguais, umas são mais outras são menos, algumas vezes é feita sem ser percebido, outras sabe que está fazendo, pode ser que até sinta orgulho disso.
Mas a verdade é que em muitas vezes o povo é egoísta “sem querer”. Com aquele pensamento: Se todo mundo faz porque não vou fazer?? Serei o bobo nesse momento.
Infelizmente todos pensam assim, e todos ficam tentando tirar proveito de tudo e nada funciona direito ou é preciso uma esforço ou gasto extra para funcionar.
Porém como eu disse antes existe uma busca pela recompensa sem esforço, logo as pessoa se satisfazem como o funcionamento precário, ou não funcionamento, da coisas.
Ok vou parar de ficar filosofando sobre esse assunto senão ficarei me repetindo sem sair do lugar.
Agora o que me deu vontade de falar sobre esse assunto foi que esses dias eu precisei ir ao mercado, e devido as coisas que eu ia comprar precisei usar o carrinho.
Normalmente eu passo meu carrinho pelo corredor de saída do caixa, mesmo que não aja necessidade coloco minhas compras dentro dele novamente e levo o carrinho até o lugar que ele fica normalmente, perto da entrada/saída. Enquanto eu passava meu carrinho do lado do caixa e esperava as compras serem computadas (não é esse o verbo mas não pensei em nada melhor) e cobradas ouvi algumas criatura falando: “porque ele está cm carrinho do lado do caixa prejudicando a circulação”.
Achei estranho na hora, pois para mim o que estou/estava fazendo é o mais lógico, mas então pensei: esse infelizmente não é o comportamento padrão do brasileiro.
O comportamento padrão é fazer pouco esforço no dia a dia, já que outras pessoas podem fazer isso por ele. O comportamento padrão não se preocupado com a consequência de seus atos, ele apenas aproveita o momento.
Sim pode parecer chato esse meu comentário, mas infelizmente é o tipo de verdade que ninguém que comentar. Normalmente o brasileiro é folgado, quer conseguir as coisas com mínimo esforço, e quanto não consegue reclama. Não estou me excluindo não, posso não me comportar assim sempre mas eventualmente me comporto assim.
E infelizmente o Brasil estimula a isso.
Apenas abrindo um parênteses antes que alguém venha dizer que eu só vejo problemas aqui no Brasil. Falando bem por alto sabem a crise econômica que gerou os problemas nos EUA, aconteceram porque (por incrível que pareça) o sistema bancário dele estava (ou está) pior que o nosso. Pois aqui enquanto tínhamos a inflação galopante de cerca de 40% ao ano, fazendo contas bem por cima 3,3% a mês e 0.10% ao dia, só para comparar nossa meta de inflação hoje é 4,5% ano e estamos com 6,5% ano.
Voltando ao nosso sistema bancário, o mesmo tinha que ser bem rápido e eficiente, diferente dos EUA. Assim falhas como precatórios ruins que existiam lá (sub prime) não aconteceriam aqui tão facilmente.
Continuando com minhas críticas nesse povo folgado (brasileiros). Enquanto em alguns países os próprios consumidores de fast food (Mc Donalds e etc.) separam seu lixo em reciclável e não reciclável, aqui no Brasil existem funcionários no shopping responsáveis em recolher o lixo que é deixado nas mesas da praça de alimentação.
No meu prédio quando foram colocadas duas cestas no lugar que se recolhe o lixo de andar por andar, para separar o reciclável no não, os moradores misturam o conteúdo das duas cestas.
Assim a lei do mínimo esforço, e da reclamação, são dominantes por aqui.
Antigamente no antigo Orkut foi criado um tópico cujo a frase de apresentação era: O pior do Brasil é o brasileiro. No momento de sua criação muita polemica, e alguns protestos foram gerados.
Na época eu concordei com frase, a nada mudou minha opinião até agora. Se não mudarmos a mentalidade popular dominante não vai adiantar em nada a Copa, as Olimpíadas, o Bolsa Família, o aumentos do mínimo e da aposentadoria.
Com esse pensamento egoísta seremos sempre perdedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário